Você sabia que o green marketing, ou simplesmente marketing verde, pode agregar muito valor ao seu negócio?
O marketing verde é normalmente praticado por empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e tem como valor a responsabilidade social corporativa. Todavia, cada vez mais organizações estão se esforçando para implementar práticas comerciais sustentáveis, pois reconhecem que, ao fazê-lo, podem tornar seus produtos mais atraentes para os consumidores e também reduzir despesas, incluindo resíduos, transporte, uso de energia/água etc.
Um bom exemplo de ação que agrega valor ao marketing verde de uma empresa é o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS. Além de facilitar a gestão dos resíduos, o PGRS pode ajudar empreendedores a economizarem recursos entendendo quais são os resíduos mais produzidos, como reduzi-los, e até mesmo pode gerar uma fonte de renda adicional por meio da venda destes para cooperativas e empresas especializadas em reciclagem.
As empresas que tem se destacado em diversos mercados estão cada vez mais atentas ao fato de que demonstrar um alto nível de responsabilidade social e ambiental pode aumentar a lealdade à marca entre consumidores socialmente conscientes. E o marketing verde tem ajudado elas a fazerem isso.
Aqui vão cinco dicas para você fortalecer a imagem de sua empresa nesse sentido:
1 – Divulgue para seus clientes e sociedade em geral os principais resultados e informações relevantes que compreendem os aspectos ambientais do seu empreendimento
Qualidade da água, ausência de processos erosivos, resultados dos monitoramentos de fauna e flora e várias outras informações positivas que mantém a estabilidade ambiental de seu empreendimento devem ser aproveitadas e divulgadas.
Se seu empreendimento não apresenta tais características e está localizado na área urbana, você pode adotar estratégias como o PGRS, instalação de energia solar, substituir os copos plásticos descartáveis por canecas individuais entre os colaboradores. Você também pode adotar áreas verdes em sua cidade, doar mudas ou apoiar ongs e projetos ambientais.
Pequenas medidas de redução de impactos ambientais ou apoio a quem executa esse tipo de ação podem fortalecer sua posição no mercado.
2 – Faça parcerias com ongs e projetos socioambientais e busque integrar alguma ação junto aos colaboradores e/ou moradores do entorno
Existem entidades sem fins lucrativos que eventualmente podem contribuir com o desenvolvimento da política ambiental de sua atividade. Envolver esse tipo de entidades na empresa reforça o fato de que seu empreendimento está indo além da maioria de seus concorrentes no quesito responsabilidade socioambiental.
Envolver os colaboradores e até mesmo os moradores do entorno do empreendimento é importante porque fortalece a comunidade local ligada direta ou indiretamente ao empreendimento, criando um ciclo de respeito e confiança que pode perdurar por muitos anos se as ações socioambientais e parcerias forem mantidas.
É importante apoiar projetos que atuem próximos ou na região onde seu empreendimento se encontra, mas se não houver opção, você pode apoiar outros projetos e ações de outras localidades.
Toda boa ação é bem vinda.
3 – Tenha ao menos um perfil em uma rede social para divulgar as informações que envolvem as ações socioambientais em sua empresa
Sugiro que comece pelo instagram, mas desenvolver um blog ou perfil no facebook também pode ser interessante.
Hoje em dia é fundamental que as empresas tenham uma identidade online para apresentar-se à sociedade e interagir com seus clientes e parceiros. Um perfil numa rede social é uma excelente oportunidade de mostrar o que sua empresa faz, como faz e quais são seus valores e objetivos. Além disso, você pode utilizar destes meios para propagar as ações socioambientais que desenvolver e que apoia, agregando ainda mais valor à identidade online do seu negócio.
Pense nisso. Não existe marketing verde sem redes sociais.
4 – Não tenha medo de assumir compromissos abertos a respeito da posição de sua empresa frente às questões ambientais
Ao respeitar a legislação ambiental vigente, você automaticamente está firmando um compromisso com a sociedade de que fará tudo que é determinado pelo governo federal, estadual e municipal para controlar e/ou reduzir impactos ambientais – não é verdade?
Pois bem! Aproveite esse fato e divulgue tudo aquilo que a legislação tem exigido e o que sua empresa tem feito.
Nesse caso, você pode divulgar as vistorias ambientais em seu empreendimento, a renovação de uma licença, a obtenção de uma nova licença, bem como os programas ambientais de monitoramento em execução, assim como a quantidade de resíduos corretamente destinados e outras práticas que permitem reduzir os impactos de sua atividade e contribuem com o desenvolvimento sustentável.
Mostre que sua atividade está regular, que tudo está sendo feito da melhor forma possível e agregue ainda mais valor aos seus produtos ou serviços.
5 – Inclua o desenvolvimento de uma estratégia de marketing verde na sua empresa
Os consumidores estão cada vez mais atentos às questões ambientais e em muitas situações isso pode ser importante para posicionar determinado produto ou ampliar o alcance da sua empresa para públicos mais exigentes.
Empresas que adotam estratégias de marketing verde tornam-se cada vez mais responsáveis e se preocupam de fato com a sociedade e o meio ambiente, tendo uma considerável vantagem em relação aos concorrentes que não desenvolvem ou apoiam ações socioambientais. Além disso, alguns estudos mostram que produtos e serviços de empresas com responsabilidade ambiental tendem a ter maior valor agregado e rentabilidade no médio e longo prazo.
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